Resenha Literária: Os 13 Porquês

Olá! Hoje venho falar com vocês sobre o um livro que comprei á alguns anos para fazer um trabalho escolar e está na lista dos meus favoritos: Os 13 Porquês.



 Uma adolescente é encontrada morta no banheiro de sua casa. A causa é o suicídio. Porém antes de morrer Hannah Baker revela os motivos de sua morte em 13 fitas cassetes. As regras são claras: quem receber passa para a pessoa da próxima fita e se não passar todos os segredos contidos ali serão revelados!
 Se a pessoa recebeu a fita é porque ela é um dos motivos do suicídio de Hannah. E entre esses 13 "porquês" está Clay Jensen que não faz a menor ideia de porquê recebeu essas fitas, uma vez que era apaixonado por Hannah desde que a viu.
 Hannah era nova na cidade. Em pouco tempo foi cercada de boatos que surgiam com frequência e uma má reputação. Clay não consegue acreditar que aquela menina que trabalha ao seu lado no cinema é aquela que se houve falar tanto pelos corredores do colégio. Mas a noite que eles realmente se conhecem talvez seja tarde demais, afinal, Hannah já está muito diferente de quem era e ninguém percebe os sinais para ajuda-la.
 Bullying, mentiras, falsas amizades, boatos, falsidade, suicídio. São temas retratados nesse livro dentro de um contexto adolescente. A narrativa mescla os pensamentos de Clay ( o protagonista do livro), a noite que Clay ouvia as fitas, e as histórias das fitas de Hannah. O autor usa uma linguagem fácil, leve, com humor mesmo num contexto mais dramático e nos leva a refletir no que fazemos que afeta a vida dos outros. Vale muito a pena fazer essa leitura!






Informações:

Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Editora Ática
Tradução: José Augusto Lemos
Ano: 2009
Páginas: 244

Frases:

"No meio da sala, à esquerda, estará a carteira de Hannah Baker."

"Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo."

"Traição. É um dos piores sentimentos."

"Querer morrer. Uma expressão que eliminarei do meu vocabulário."

"Suicídio. Tenho pensado nisso. Não muito a sério, mas tenho pensado nisso."

"Vocês não sabem o que eu estava passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo é afetado."

"E, sim, Clay... eu também sinto muito."

"Acho que eu me expressei com muita clareza, mas ninguém deu um passo para me impedir."

Espero que tenham gostado.
Se já tiverem lido esse livro ou se o lerem me contem o que acharam!
Beeijos,
Alanna


2 comentários

  1. Primeiramente... que capa linda é essaaaaaaa? ♥ Me apaixonei pela capa, sem dúvidas já leria pela capa!
    Mais também adorei o tema, super diferente e misterioso... parece ser um daqueles que te surpreende no final :o
    Adorei a resenha e sem dúvidas vou guardar para quem sabe um dia comprar e ler!

    Um super abraço,
    espero você lá no:
    http://cupcakeleitor.blogspot.com.br/2014/08/ouca-of-monsters-and-men.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa capa já dá vontade de ler o livro. Eu sou apaixonada por ele, já devo ter lido umas 20 vezes rs. Se ler conte o que achou :)
    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...